Agassi – Andre Agassi

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Agassi - Andre AgassiEscrita por Andre Agassi, um dos mais queridos atletas da história e um dos jogadores mais talentosos a pisar numa quadra de tênis, temos em mãos sua maravilhosa e apaixonante autobiografia.

O treinamento inacreditavelmente rigoroso de Agassi começou quando ele ainda era bem pequeno. Aos 13 anos, foi mandado para um acampamento de tênis, na Flórida, que para ele mais pareceu uma prisão. Sozinho, assustado, fora da escola antes de terminar o ensino médio, tornou-se um rebelde cuja revolta se manifestava de várias maneiras. Nos anos 1980, essa postura iria transformá-lo em um ícone. Pinta o cabelo, fura as orelhas para colocar brincos, veste-se como um adepto do punk rock. Na época em que se torna profissional, aos 16 anos, esse seu look promete mudar o tênis para sempre, assim como o fará seu fulminante retorno às quadras.

Apesar de todo o seu talento natural, desde o começo ele enfrenta uma batalha atrás da outra. Sua confusão é perceptível quando perde para o melhor do mundo, e aumenta quando ele começa a ganhar. Depois de desperdiçar três finais de Grand Slam, Agassi choca o mundo, e a si mesmo, quando arrebata o título de Wimbledon em 1992. Da noite para o dia, torna-se o favorito dos fãs e alvo da mídia.

Agassi nos proporciona uma retomada quase fotográfica de lembranças de cada jogo crucial, de cada relacionamento importante. Nunca, até agora, os bastidores do tênis e os holofotes da fama foram retratados com tanta exatidão. Ao lado de vívidas descrições de rivais pertencentes a várias gerações – Jimmy Connors, Pete Sampras, Roger Federer –, Agassi faz o relato nu e cru do breve tempo que passou com Barbra Streisand, assim como de seu fracassado casamento com Brooke Shields. Revela toda a sua esmagadora falta de confiança. E narra sua espetacular ressurreição, o regresso às quadras, cujo clímax foi sua épica campanha no Aberto da França em 1999, culminando com o recorde de ser o tenista mais velho a se tornar o número 1 do mundo.

Num texto claro, ágil e conciso, Agassi coloca em cena seu leal irmão, seu sensato treinador, seu magistral preparador, todas as pessoas que o ajudaram a recuperar o equilíbrio e, finalmente, encontrar o amor com Stefanie Graf. Inspirado pela força interior de sua companheira, ele é capaz de lutar contra a dor incapacitante de suas costas e continuar sendo um perigoso adversário ao longo do vigésimo primeiro e último ano de sua carreira. Ao começar sua participação no derradeiro torneio de sua vida como tenista profissional, em 2006, é ovacionado pelo admirável triunfo de realizar uma metamorfose completa, de adolescente revoltado a respeitável cidadão, de jovem que abandonou a escola a um ardoroso defensor da educação. E isso ainda não é o fim. Num torneio do Aberto dos Estados Unidos para jogadores sênior, ele faz uma elegante última aparição, encerrada com uma das mais emocionantes despedidas já ouvidas numa arena esportiva.

Em ritmo acelerado, pontuado por uma honestidade radical, Agassi será lido e apreciado durante muitos anos. Um verdadeiro presente para os fãs mais ardorosos, esta narrativa também cativará leitores que não conhecem tênis. Tal qual o jogo de Agassi, determina um novo padrão em termos de elegância, estilo, velocidade e impacto.

 

Doação de leitor

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

“Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.” - Theodore Roosevelt



Os comentários estão fechados.